segunda-feira, 21 de abril de 2014

EUROPA - XENOFOBIA

O continente tem 759,9 milhões de habitantes em 2013 e é o único com a tendencia de redução da população. A questão é o ponto delicado na região. Isso porque paralelamente 'as taxas negativa da natalidade, o envelhecimento dos habitantes tem causado demanda por imigrantes. O desemprego e a concorrência no mercado de trabalho vem impondo obstáculos 'a entrada de mão de obra.
Neste sentido pode gerar a xenofobia:
A xenofobia é o medo daquilo que é diferente. É um termo muito usado na geografia para descrever o medo ou aversão que muitas nações sentem em relação ao estrangeiro.


Trabalho de Geografia - Nonos anos

Comentar até o dia 05 de maio
OS COMENTÁRIOS SÓ SERÃO PUBLICADOS APÓS A DATA DETERMINADA.

Europa: Xenofobia

Abra esse link e leia e faça um comentário de no mínimo de 05 linhas abaixo:


OBS: QUEM COMENTAR COMO ANONIMO TEM QUE ESCREVER O SEU NOME PARA QUE POSSA DAR NOTA.

http://geografia.uol.com.br/geografia/mapas-demografia/42/xenofobia-na-europa-os-padroes-atuais-de-migracao-internacional--252496-1.asp

7 comentários:

  1. Xenofobia é discriminar outras raças e culturas. Muitas vezes é característica de um nacionalismo excessivo, ou doença.
    Outras raças creio que isto aconteça pela "ameça" do diferente. Ainda é muito difícil para o ser humano aceitar a diversidade, outros sistemas de valores, crenças.

    ResponderExcluir
  2. romulo murilo bernardes25 de abril de 2014 às 10:38

    É um comportamento bastante racista no que se refere à nacionalidade de alguém. Se um cidadão dos Estados Unidos vê em um árabe a figura de alguém perigoso pelo simples fato de ser um árabe, pode-se ter essa atitude como xenofóbica. É um evitamento dessa certa pessoa.

    ResponderExcluir
  3. Quanto a minha opinião acho que nenhum preconceito deveria existir, as pessoas deveriam ser valorizados pelo que fazem e pelo que pensam e não pelo que aparentam, nem pelo ambiente que frequentam.
    A xenofobia como preconceito acontece quando há aversão em relação à raça e a cultura.

    ResponderExcluir
  4. O termo xenofobia se originou na psicologia e é utilizado para designar uma doença: o medo patológico de estrangeiros. Xenofobia é um tipo de medo de tudo aquilo que é diferenciado.Também pode ser usado para designar os casos de preconceito, discriminação e violência física contra estrangeiros.
    Também havia um tipo de fluxo migratório ocorrendo a proliferação dos casos de xenofobia que é um reflexo de um padrão e de uma nova intensidade dos fluxos migratórios. Compreender esses fluxos e padrões migratórios ajuda no entendimento da xenofobia enquanto problema social.
    Migração é a mudança de residência de um indivíduo ou grupo para outra unidade administrativa (ou seja, outro país, estado ou município).
    O continente europeu apresentou nas últimas décadas dois motivos para precisar de migrantes em seus países. O primeiro motivo é que, depois da reestruturação econômica pós 2ª Guerra Mundial.
    O segundo motivo que fez com que a Europa precisasse de trabalhadores migrantes é a estrutura etária da população. A tendência desse continente é de cada vez nascer um número menor de pessoas ( baixa taxa de natalidade) e de aumento da expectativa de vida.

    Aluna:Cíntia..

    ResponderExcluir
  5. Jaqueline: A xenofobia, ou seja, o medo patológico de estrangeira vem se tornando cada vez mais comum. O caso se prolifera graças aos fluxos migratórios frequentes devido a facilidade de deslocação e comunicação e a necessidade de migrantes. A xenofobia acontece quando as pessoas culpam os migrantes dos problemas de sua cidade, estado ou país. Organizações como a ONU desenvolvem projetos a fim de colaborar para o não desenvolvimento da fobia.

    ResponderExcluir
  6. A xenofobia é um termo usado para designar uma doença que se caracteriza pelo medo patalógico dos estrangeiros.
    Quando um grupo de pessoas ou até mesmo um indivíduo se muda para para outro país,estado ou residência é chamado de migração.
    Isso se dá devido a procura de uma qualidade de vida melhor entre outros
    A maior parte dos casos de xenofobia se dá em direção a Europa.
    Esses casos de xenofibia contra os migrantes.
    esse caso é considerado crime e violação dos direitos Humanos.
    Para tentar amenizar essa situação grande parte dos cidadãos europeus fazem passeatas a fim de expressar que a xenofobia é provocada em grande parte pelas pessoas desse continente..

    ResponderExcluir
  7. Xenofobia designa é o medo dos europeus pelos imigrantes estrangeiros Geralmente se manifesta através de ações discriminatórias e ódio por indivíduos estrangeiros.Nem todas as formas de discriminação contra minorias étnicas, diferentes culturas, subculturas ou crenças podem ser consideradas xenofobia. Em muitos casos são atitudes associadas a conflitos ideológicos, choque de culturas ou mesmo motivações políticas.A Europa é o continente que mais ocorre a xenofobia, já foi um continente mais aberto às imigrações, principalmente em momentos dos pós-guerra, que serviram como uma maneira de haver uma “reposição” de pessoas e também servir como mão-de-obra barata para sua reconstrução.
    Hoje, esta abertura não está mais liberada assim como era, o que ocorre em certos países é justamente a aversão aos estrangeiros (xenofobia).Ocorre maior rigidez no momento que o imigrante chega ao seu destino com relação ao fato dessas pessoas terem ou não qualificação profissional, isto é, como se o imigrante qualificado fosse roubar as vagas nos empregos do próprio país. Maria Cecilia marin

    ResponderExcluir